A CORAGEM DE NÃO TER MEDO…
Texto - mensagem da equipa do blog NA MITI PÉ NA BULA
08.04.2007
Nestes últimos tempos, estive reflectindo com alguns amigos do NAMITIPENABULA, a respeito do número (reduzido) de pessoas que, até hoje, assinaram o ABAIXO-ASSINADO para a PAZ e ESTABILIDADE na Guiné-Bissau.
Uma iniciativa que não tem outro objectivo para além de sensibilizar as consciências de todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau, para terem a coragem de dizer NÃO à actual situação social, política e económica que o povo da Guiné, desde há muito tempo, é obrigado a viver.
COLOCAR UMA ASSINATURA NESTE ABAIXO-ASSINADO É UM ACTO DE CIVISMO, LIBERDADE, E MESMO DE CORAGEM.
Alguns amigos Bissau guineenses que vivem em Portugal, disseram-me que seriam muitos os emigrantes que queriam o fim do regime ditatorial na Guiné-Bissau, e uma vida melhor para as suas famílias que ficaram na pátria...mas o medo de que alguém próximo da ditatura leia os seus nomes no abaixo-assinado…o medo (justificado) de não poder regressar mais à patria, o medo da vingança, desrespeito à própria pessoa ou aos próprios familiares, fez desistir muitas pessoas de assinar o documento.
O regime ditatorial narcotizou as consciências a este ponto!!! E dizendo isto, que fique claro, não quero condenar ninguém, se não o próprio regime ditatorial!!
Contrariamente, comprendo muito bem, e sinto pena, porquanto a liberdade de pensar e agir ser reduzida, limitada até este ponto!
E quantos amigos da Guiné-Bissau, por 1000 razões, deixaram de cumprir um gesto tão simples mas poderoso, democrático, livre e significativo, como colocar uma assinatura??...
Mas então, quem poderá mudar, através de meios pacíficos e democráticos, as coisas??
Onde está o Futuro??
NAS NOVAS GERAÇÕES!
O vídeo que o NAMITIPENABULA postou algumas semanas atrás, é um magnífico conjunto de imagens, e sobretudo frases, que, expressam grande amor pela Guiné-Bissau, e a vontade de contribuir na construção de um País definitivamente em Paz e Democracia, onde a Justiça, os deveres e a Liberdade se encontram, para dar vida a uma nova Guiné-Bissau!
Ora Bem, este vídeo, graças à pesquisa feita pelo amigo Fernando Casimiro, ficámos a saber que foi feito por uma rapariga de 16 anos, ANILTA INDAMI, Bissau guineense, que há 10 anos vive em Portugal, sem ter tido, até agora, a possibilidade de regressar à sua Pátria natal.
O vídeo, um trabalho didáctico feito na escola, “Quero demonstrar que, independentemente da nossa pobreza, existem ainda pessoas que estão ligadas à nossa terra, pessoas orgulhosas de serem filhas e filhos da Guiné-Bissau”, disse ANILTA numa conversa tida com Fernando Casimiro.
Que força ANILTA…um exemplo para todos nós...para ter a coragem de AMAR verdadeiramente as coisas que achamos importantes, mesmo tendo que fazer grandes sacrifícios...
E hoje, Páscoa da Ressurreição, Jesus, nos lembra também isto!!
CORAGEM…GUINEENSES…OS SOFRIMENTOS E OS SACRIFÍCIOS, mais cedo ou mais tarde ACABARÃO...e a « RESSURREIÇÃO » da nossa querida GUINÉ-BISSAU, será, finalmente, REALIDADE!
CORAGEM, Amigos da Guiné-Bissau!!! Continuamos, sempre que possível, junto deste povo, para que não se sinta abandonado…vamos continuar a trabalhar!!!
BOA PÁSCOA, GUINÉ-BISSAU
A equipa do NAMITIPENABULA!
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO