AINDA A PROPÓSITO DA CENSURA NA COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA
Fernando Casimiro (Didinho)
05.03.2009
Há momentos, uma colega de trabalho enviou-me um SMS dando conta de que no regresso a casa e ouvindo a RDP Antena 1, Programa "Esplendor de Portugal" tinha ouvido o meu nome ser referenciado num debate sobre a Guiné-Bissau.
Fui ao site da RTP e consegui "sacar" a gravação do programa hoje transmitido e que, não mais é, do que a confirmação de partes do que ontem denunciei sobre o aspecto global da censura e desconsideração, da Comunicação Social portuguesa, em relação aos cidadãos lusófonos residentes em Portugal, mas não oriundos de Portugal.
Na verdade, foi deveras oportuno o artigo de ontem, do qual recebi diversas manifestações de outros cidadãos lusófonos que se revêem no trabalho dado a conhecer.
Agradeço entretanto, à Senhora Fátima Monteiro, cabo-verdiana, investigadora universitária, que citou o meu nome durante o programa, o que confirma o que ontem escrevi, de haver muitas pessoas que consultam o site www.didinho.org ou recebem artigos publicados no nosso site, no sentido de melhor se informarem sobre a Guiné-Bissau, o que, obviamente, não lhes capacita para melhor responderem sobre aspectos abrangentes da Guiné-Bissau.
Infelizmente, para a RTP/ RDP Antena 1 Programa "O ESPLENDOR DE PORTUGAL", não há comunidade guineense em Portugal, por isso se ter recorrido a pessoas de outras comunidades para falarem da Guiné-Bissau...Mas que falta de respeito!
Clique no link para ouvir o debate 255086_41892-0903051330.mp3
O
ESPLENDOR DE PORTUGAL:
Temas em debate na emissão de 5 de
Março:
+ info:
Como é Portugal visto a partir de fora? De que
forma nos vê e entende o estrangeiro?“O Esplendor de Portugal”, uma conversa com personalidades das diversas comunidades de estrangeiros residentes em Portugal, moderada por Rui Pêgo. Juan Goldín, argentino, Fátima Monteiro, cabo-verdiana, investigadora universitária e Ronaldo Bonacchi, italiano, são os convidados residentes. Um olhar particular sobre Portugal e os portugueses; as dificuldades, ou facilidades, na adaptação ao modo de vida luso: comparações, equívocos, qualidades, defeitos. E a actualidade. Um programa que capta outras visões da nossa realidade, reflectindo culturas diferentes; e projecta, pela inclusão que proporciona, uma sociedade mais próxima da composição actual. As expectativas, as críticas e os encantamentos de quem tem o privilégio de observar de fora um povo e as suas tradições… Todos eles têm uma opinião sobre “o Esplendor de Portugal”. |
COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL
A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO