CASO CLÍNICO DE JANEIRO DE 2009
J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM
01.02.2009
Um advogado de 40 anos de idade estava num cruzeiro com outros colegas de profissão, quando foi encontrado inconsciente na sua cabina; começou por ser tratado no cruzeiro (cruise ship), depois foi transferido para Los Cabos (México), entubado; e tratado contra possível meningite/pneumonia; foi extubado 2 dias depois, mas foi imediatamente reentubado, devido à debilidade dos músculos respiratórios e paralisia muscular.
Foi transferido para o nosso hospital e depois de alguns testes diagnósticos, foi tratado com o presumível diagnóstico de ----------, foi extubado depois de 3 dias e está muito melhor.
Seguem os relatórios clínicos do cruzeiro, do hospital em Los Cabos e a admissão no nosso hospital (a importância da globalização, da comunicação e da estandardização da medicina).
O diagnóstico presuntivo foi o de sindroma de Guillain Barre.
É uma doença em que o nosso sistema imunológico ataca os nossos nervos, com debilidade muscular e falta de sensação; os sintomas geralmente começam nas extremidades e progridem rapidamente.
Afecta 1 a 2 pessoas em cada 100 mil mundialmente.
Não se sabe exactamente a etiologia, mas em 60% dos casos, pensa-se que é devido a infecção (muito provavelmente campylobacter - bactéria que se pode adquirir com a ingestão de comida mal cozida)
O diagnóstico faz-se com a punção lombar (lumbar puncture) para análise do líquido cefaloraquidiano (spinal fluid) e estudo da condução nervosa (nerve conduction studies).
Tratamento: 1- Plasmapheresis (plasmaferesis) em que se eliminam os anticorpos que atacam os nervos
2-Também se pode tentar a imunoglobulina intravenosa (IVIG).
Depois da plasmapheresis (2 das 5 sessões), o paciente foi extubado, recuperou pelo menos 70% da sua força muscular e infelizmente, como qualquer advogado, começou a falar que nem uma metralhadora (por vezes dá-me gana de o reentubar ------ só a brincar!!!)
Tive um caso semelhante há 6 anos atrás: um jovem foi comer a um Mcdonalds em Londres, teve diarreia e 2 semanas depois, de volta a Las Vegas, teve paralisia muscular; melhorou com plasmaferesis.
ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!
A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO