Guineense encontra na política o caminho a seguir
Ednilson Gilberto Lopes Fernandes dos Santos
Fernando Casimiro (Didinho)
09.12.2009
Cada vez há mais pessoas, entre guineenses e amigos da Guiné-Bissau, que se juntam a nós, para darem os seus CONTRIBUTOS (de uma forma ou de outra) pela Guiné-Bissau. Bendita hora que este Projecto (brevemente passará a ser uma Associação) foi "baptizado" de CONTRIBUTO!
O Editorial de hoje é dedicado a um jovem guineense que faz parte do Executivo da Junta de Freguesia de Carnaxide, Concelho de Oeiras, Portugal.
A jornalista Ana Filipa Sousa enviou-me ontem a mensagem que faço questão de partilhar com os nossos leitores, até porque, é ela quem nos faz a apresentação do Ednilson Gilberto Lopes Fernandes dos Santos "Edi" através de uma entrevista que lhe fez e que foi publicada na Gazeta do Cenjor de Novembro passado.
Confesso que nunca tinha ouvido falar do Ednilson Santos, por isso, agradeço à Ana Filipa Sousa por nos dar a conhecer um jovem guineense que muito nos orgulha!
Espero que o percurso do Ednilson sirva de exemplo aos nossos jovens (principalmente), mas também, a todos os nossos compatriotas onde quer que se encontrem!
Ao Ednilson os votos de continuidade na senda do positivismo, tendo a Guiné-Bissau sempre presente no seu dia-a-dia!
À Ana Filipa Sousa, que continue a contribuir!
Vamos continuar a trabalhar!
EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARNAXIDE
From:
Ana Sousa
Caro Fernando Casimiro,
Viva! Após consulta do vosso website "Didinho.org" - que desde já aproveito para parabenizar pelo esforçado trabalho que desenvolvem - decidi contribuir com o meu testemunho enquanto universitária, e profissional, na área da Comunicação. Nos últimos meses do meu curso tenho vindo a realizar algumas matérias sobre cultura, sociedade, internacional, entre outras. O mais recente trabalho que desenvolvi foi sobre um jovem guineense do concelho de Oeiras, mais propriamente uma entrevista sobre a sua vida política em Portugal. Descobri este jovem após um ou dois contactos com autarcas do concelho. Foi bastante fácil pois Edi dos Santos, o guineense de que lhe falo, é muito popular na esfera política do concelho de Oeiras, desde 2001 até à data. Veio da Guiné-Bissau em 1994 e viveu num bairro de barracas, em Algés, com a família. Mas hoje, com 25 anos, assume o cargo de vogal na junta de freguesia de Carnaxide, no pelouro do Desporto e Juventude. Após ter sido o Director Operacional da Campanha Autárquica do Movimento Isaltino Oeiras Mais À Frente (2009), o movimento independente encabeçado pelo Presidente Isaltino Morais. Uma década da vida deste jovem conta com várias peripécias e acima de tudo: muito amor à Guiné-Bissau. Pois o seu sonho é regressar um dia à sua terra e ajudar em tudo o que puder, com aquilo que aprender em Portugal. Um verdadeiro caso único. Em dez anos, uma pessoa pobre consegue conquistar o seu lugar no concelho de excelência em Portugal. Edi dos Santos é apoiado por muitos, e respeitado por todos. Admirável a vida e trabalho deste guineense, que conta com várias vitórias no seu currículo.
Se vos interessar saber mais sobre este tema ou, eventualmente,
publicarem uma peça sobre ele, encontro-me à disposição para
qualquer esclarecimento e ou ideia/sugestão que possa incentivar os
visitantes do "Didinho.org" a lutar pelos seus
sonhos, e contribuir para o sucesso do vosso website, bem como para
a acumulação de exemplos e casos de sucesso dos
guineenses em Portugal! Aguardo feedback, na esperança de vos ser útil, agora ou numa próxima oportunidade. Grata pela atenção dispensada. Com os melhores cumprimentos, Ana Sousa |
COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL
Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho) |
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO