ONDE ESTÁ A CONSIDERAÇÃO PELO POVO GUINEENSE?!
Fernando Casimiro (Didinho)
12.12.2009
Há mais de uma semana que o Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, está ausente do país por motivos de doença.
Entre o diz que diz, uns falam em crise de diabetes e hipertensão, outros, falam de "mão humana"...
Seja o que for, o que me importa escrever é a revolta que me invade por concluir que, uma vez mais, o povo guineense só serve para votar, infelizmente.
Foi preciso o antigo Presidente Kumba Yalá pedir uma audiência ao Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., para este, de forma oportunista apressar-se a dizer aos jornalistas: "Naturalmente que é dever do governo prestar a melhor assistência ao primeiro magistrado da Nação. Nós pedimos, efectivamente, apoio do governo francês que já se disponibilizou e pensamos que ainda hoje o mais tardar seguirá para Paris para o Hospital Valle de Grace".
Se por um lado não compete ao Governo e, por assim dizer, ao Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., falar sobre o estado de saúde do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, pois há que reconhecer que a Presidência da República é um órgão de soberania e, o Governo, outro órgão de soberania, não se percebe, nem se deve aceitar que da Presidência da República guineense, não se tenha emitido nenhuma nota oficial explicando o que está a passar com o Presidente da República!
O Presidente Malam Bacai Sanhá nomeou por decreto, vários conselheiros e também, o seu Porta-Voz, Agnelo Augusto Regalla. Como se justifica este silêncio em torno de uma questão de interesse nacional, como é o estado de saúde do Presidente da República?!
Quem pode achar que divulgando, dando a conhecer ao povo guineense o que se passa com o Presidente da República é estar a prejudicar a recuperação do Presidente ou fomentar um clima de instabilidade face à sua ausência?!
Não foi o povo guineense quem elegeu Malam Bacai Sanhá para Presidente da República?
Se foi, por que esconder as verdades a esse mesmo povo?!
Não deveria, tal como sucede em todos os países onde há respeito e consideração pelo povo/eleitorado, haver conferências de imprensa promovidas pelo Porta-Voz da Presidência da República, com os dados/relatórios clínicos do estado de saúde do Presidente?!
Não seria esta a melhor forma de se evitar o diz que diz sobre o verdadeiro estado de saúde do Presidente?!
Se o Presidente Malam Bacai Sanhá está realmente bem e visto a Unidade de Saúde em Dacar/Senegal, onde esteve internado possuir todas as condições humanas e materiais para acompanhar a evolução do seu estado de saúde, por que foi transferido para Paris/França?
Espero que da Presidência da República haja um rápido pronunciamento sobre o estado de saúde do Presidente da República, ou serei "obrigado" a pensar como muitos, que há algo mais grave que não se quer dar a conhecer, do que a crise de diabetes que se diz por aí, mas que também não é nenhuma versão oficialmente comunicada ao povo guineense!
Será que à Presidência da República foi imposta a lei da rolha em relação ao estado de saúde do Presidente?
Na Guiné-Bissau as instituições devem funcionar normalmente e quando um Presidente, por estar doente e ausente do país não tem ninguém que seja a sua voz, independentemente de ser substituído interinamente pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular, estamos perante uma instituição que não está a funcionar, neste caso, a Presidência da República...
Haja respeito e consideração pelo povo, pois nada, nem mesmo os interesses familiares podem impedir que se dê a conhecer o boletim médico do estado de saúde do Presidente.
Estamos atentos, sempre vigilantes!
Vamos continuar a trabalhar!
Guiné-Bissau Presidente Bacai Sanhá transferido para Paris Bissau - 09-12-2009 - O presidente da Guiné-Bissau, que se encontra em Dakar, Senegal, a receber tratamento médico, vai ser transferido para o hospital militar Val-de-Grâce em Paris, França, noticiou o diário digital cabo-verdiana "Asemana". A informação foi avançada terça-feira pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior. Malam Bacai Sanhá foi transferido quinta-feira para Dakar devido a razões de saúde. As visitas que tinha agendadas para Portugal e Brasil foram canceladas, devido ao seu estado de saúde. Carlos Gomes Júnior falou , terça-feira, aos jornalistas, depois de um encontro com o antigo chefe de Estado Kumba Ialá, que pediu uma audiência com o primeiro-ministro para obter informações sobre o estado de saúde do Presidente guineense. "Naturalmente que é dever do governo prestar a melhor assistência ao primeiro magistrado da Nação. Nós pedimos, efectivamente, apoio do governo francês que já se disponibilizou e pensamos que ainda hoje o mais tardar seguirá para Paris para o Hospital Valle de Grace", disse o chefe do governo guineense. Kumba Ialá, líder do Partido de Renovação Social, maior partido da oposição do país, também falou à imprensa, afirmando que o presidente Malam Bacai Sanhá "está bem e em recuperação". Fonte: Angolapress |
COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL
Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho) |
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO