ORA AÍ ESTÁ...O SANTO (3)
Fernando Casimiro (Didinho) 07.08.2012
"O governo legítimo neste momento, eu sou o chefe do governo legítimo da Guiné-Bissau e qualquer embaixador para ser nomeado tem de ser por um decreto presidencial. Portanto, esse presidente de transição não tem poderes constitucionais para isso, é o chamado limite constitucional, ele não tem esses poderes, nem para nomear, nem para exonerar", disse.
Perante a indignação do ex-primeiro-ministro, questiono eu, que poderes tinha Raimundo Pereira, na qualidade de Presidente da República interino, para nomear ou exonerar o Primeiro-ministro? Foi publicado algum decreto presidencial nesse sentido? Se não foi, como se justifica a candidatura do ex-primeiro-ministro às eleições presidenciais antecipadas; como se justifica a nomeação de uma Primeira-ministra em exercício, que era igualmente Directora de Campanha do candidato ex-primeiro-ministro...mas que continuava a fazer despachos, a utilizar a Primatura e a envolver todos os meios do Estado para a sua campanha? É ou não clara a Constituição da República, no tocante às competências de um Presidente da República substituto, interino, ou de Transição senhor Carlos Gomes Júnior...?! Ainda continua a teimar que a sua candidatura era legal?!
AINDA HÁ GOVERNO NA GUINÉ-BISSAU, QUANDO O PRIMEIRO-MINISTRO, QUE NÃO SE DEMITIU, QUE NÃO FOI EXONERADO; O MESMO QUE DELEGOU, ILEGALMENTE, PODERES DE SUBSTITUIÇÃO (COM A DESCABIDA DESIGNAÇÃO DE PRIMEIRA-MINISTRA EM EXERCÍCIO), À MINISTRA DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS (QUE É, IGUALMENTE, DIRECTORA DE CAMPANHA DO CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 18 DE MARÇO E OFICIALMENTE, AINDA PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU, CARLOS GOMES JR., QUANDO AMBOS ESTÃO EM CAMPANHA ELEITORAL POR TODO O PAÍS, DESCUIDANDO OS ASSUNTOS DA GOVERNAÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL? COMPREENDEM AGORA, OS GUINEENSES, PERANTE MUITAS RAZÕES EVIDENCIADAS NO DIA-A-DIA, O PORQUÊ DE A CONSTITUIÇÃO NÃO PERMITIR O CENÁRIO DE UM PRIMEIRO-MINISTRO, SEM SE DEMITIR, SEM SER DEMITIDO, PODER SER CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS? SE A CHEFIA DE UM GOVERNO NÃO É IMPORTANTE, ENTÃO, QUE SE ACABE COM AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA GUINÉ-BISSAU! 06.03.2012
QUEM EXONEROU O PRIMEIRO-MINISTRO CARLOS GOMES JR., PARA SER APRESENTADO COMO EX-PRIMEIRO-MINISTRO? QUEM NOMEOU, QUEM DEU POSSE À DESIGNADA PRIMEIRA-MINISTRA DA GUINÉ-BISSAU, EM EXERCÍCIO, PARA CHEFIAR UM GOVERNO LEGITIMADO NAS URNAS E EMPOSSADO POR UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELEITO, TAL COMO CONSTA NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA? SE O PRIMEIRO-MINISTRO CARLOS GOMES JR. DEIXOU DE SER PRIMEIRO-MINISTRO, É PORQUE O GOVERNO DEIXOU IGUALMENTE DE EXISTIR! COMO É QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA INTERINO VÊ TODA ESTA SITUAÇÃO DE ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE? QUE REACÇÕES DEVERIAM TER OS PARTIDOS POLÍTICOS? QUE REACÇÃO DEVERIA TER O POVO GUINEENSE? ONDE ESTÁ O NOSSO POVO PARA REIVINDICAR O MAL POR QUE TEM PASSADO, AO INVÉS DE BAJULAR O CANDIDATO CARLOS GOMES JR.? ONDE ESTÃO OS NOSSOS JURISTAS? TEMOS CONSTITUIÇÃO? TEMOS ÓRGÃOS DE SOBERANIA? OU TEMOS UM PAÍS QUE, AO QUE TUDO INDICA, É PERTENÇA DE UM CORRUPTO, MÃOS DE SANGUE, QUE O NEGOCEIA A CADA DIA QUE PASSA CONFORME AS ÁREAS DE NEGÓCIO?! NÃO RECONHEÇO MAIS A DIGNIDADE E A CORAGEM QUE SEMPRE CARACTERIZARAM O POVO A QUE PERTENÇO, SUBSTITUÍDAS QUE FORAM, PELA CULTURA DA BAJULAÇÃO, DA INDIFERENÇA, DA RESIGNAÇÃO E DO MEDO... NÃO ESTAMOS A CONSTRUIR UM PAÍS E, MUITO MENOS, UMA NAÇÃO. ESTAMOS A DESTRUIR A GUINÉ-BISSAU, ESTAMOS A SUICIDAR-NOS ENQUANTO POVO! 09.03.2012 VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR! Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
|