SUGESTÃO E INCENTIVO À CANDIDATURA AO PRÉMIO EQUADOR 2010
Vinte e cinco organizações serão agraciadas com o Prémio Equador 2010 e receberão cinco mil dólares cada. Cinco dessas comunidades receberão homenagem especial e mais quinze mil dólares. Além do reconhecimento internacional pelo trabalho empreendido e da oportunidade de ajudar a configurar políticas e práticas internacionais em campo, todos os indicados para o prêmio se tornarão parte da rede global de Iniciativas Equador e terão seus perfis incluídos no banco de dados de melhores práticas em biodiversidade das Iniciativas Equador. As homenagens especiais serão feitas da seguinte forma: cada uma das regiões elegíveis (África, Ásia e o Pacifico, América Latina e o Caribe) receberá uma homenagem; outra será feita à iniciativa que melhor exemplifique Populações Indígenas e Conhecimento Tradicional e mais uma para a iniciativa que melhor exemplifique a Adaptação às Mudanças Climáticas Alicerçada no Ecossistema. Dates importantes : Data limite para as apresentações : 28 de Fevereiro 2010 Devido ao grande número de indicações recebidas, não temos possibilidade de dar um retorno substancial sobre as indicações individuais até a data limite das apresentações. Entre em contato se tiver dúvidas sobre o processo de indicação.
Nosso Contato:
Iniciativa Equatorial Environment and Energy Group Equator Initiative Tel: +1 212.457.1709 |
Fernando Casimiro (Didinho)
10.02.2010
Desconheço se as 2 mais activas e reconhecidas ONG´s da Guiné-Bissau, a Tiniguena e a AD, se candidataram ao Prémio Equador 2010. Muito sinceramente, gostaria de incentivá-las a candidatarem-se a este prestigiado Prémio, ao qual acredito terem fortíssimas possibilidades de vencer.
Com abrangentes áreas de actuação, mas especialmente centradas no apoio à redução da pobreza, através de importantíssimas medidas e campanhas que visam a conservação da biodiversidade na Guiné-Bissau, nomeadamente a nível da sensibilização, educação, formação e informação das nossas populações, assim como, na valorização e enquadramento, em benefício da protecção e conservação da natureza, de toda a riqueza etno-cultural que dispõe a Guiné-Bissau, a Tiniguena e a AD, são instituições de referência, não só na Guiné-Bissau, mas em vários pontos do mundo, para além de constituírem motivo de orgulho quer dos guineenses, quer dos amigos da Guiné-Bissau.
Creio que vale a pena candidatarem-se, até porque a Guiné-Bissau é um dos países africanos onde (ainda) mais se protege e se valoriza a biodiversidade, sendo que, ambas as ONG´s têm tido papel fundamental nessa conservação e valorização.
Poderíamos destacar outras ONG´s, naturalmente, mas certamente que estas duas referências, caso decidam candidatar-se, dignificarão todas as organizações que contribuem para a redução da pobreza, através da conservação da biodiversidade na Guiné-Bissau.
Aproveito a oportunidade para incentivar a Tiniguena a criar um site. Seria de extrema utilidade para a Guiné-Bissau!
Resta-nos aguardar pelo que a Tiniguena e a AD têm a dizer sobre esta sugestão.
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL
Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho) |
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO