A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca) 25.11.2010
QUELOIDES (KELOIDS)
Este tema é mais para responder a um apelo de um amigo dos tempos do mítico Liceu Kwame N'krumah. Como muitos outros, conhecidos e desconhecidos me fizeram a mesma pergunta, resolvi compilar um conjunto de textos sobre o mesmo tema (sendo a fonte principal o UpToDate - prefiro o UpToDate porque os textos são o resultado de Revisão de toda a literatura sobre vários temas médicos publicados, sendo actualizados pelo menos a cada seis meses).
Queloide: crescimento fibroso excessivo em qualquer cicatriz (crescimento mitótico muito rápido dos fibroblastos). Patogenese: expressão excessiva de factores de crescimento e proliferação (transforming growth factor betaTGF-beta, vascular endothelial growth factor VGEF e connective tissue growth factor CTGF), associado com alteração da apoptose (morte celular programada) estão na origem deste problema.
Ocorre com mais frequência em indivíduos de raça negra, southeast Asia (Excesso de melanina?) Aparece em áreas de cicatrização de feridas (cortes, furos nas orelhas para brincos, barbear, etc.)
Tratamento O melhor tratamento é a prevenção: evitar furos para brincos, tratar acnes no início, tratar infecções o mais cedo possível, etc). Preferível consultar um Dermatologista ou Cirurgião Plástico, quanto mais cedo melhor. 1 - injecções locais de corticosteroides São a primeira linha de tratamento para a maioria dos queloides (70% dos afectados respondem ao tratamento, mas pode ter efeito recorrente passados 5 anos (volta de 50%). TRIAMCINOLONA
2-Excisão Se a injecção não for suficiente; Cuidado! Não deixe ninguém, além do Dermatologista ou Cirurgião Plástico fazer a excisão. Pode ter efeito recorrente em 45-100% dos casos.
3-Gel de Silicone Melhora a elasticidade das cicatrizes.
4-Criocirurgia Geralmente combinada com outros tratamentos
5-Radiação local 6-Interferon Alfa 7-Injecção local de Fluorouracil
Como podem ver, é muito difícil tratar os queloides, porque nenhum tratamento é 100% eficaz. Para os residentes em Portugal, podem consultar o Dr. Maurício Dias (Dermatologista) e ele pode dar conselhos e/ou recomendar centros especializados no tratamento deste problema.
Mas, lembrem-se: Se a primeira sugestão que um médico/cirurgião lhes der for cirurgia: procurem uma segunda opinião (ainda podem sair de lá com mais Queloides causados pelos bisturis). Joaquim Silva Tavares, MD, FACP, FCCP, FAASM |