UMA QUESTÃO DE CIDADANIA
Por: Fernando Casimiro (Didinho)
11.05.2007
Foi a 10 de Maio de 2003 que dei início a este Projecto de reflexão e debate de ideias no intuito de sensibilizar os meus irmãos guineenses, bem como os amigos da Guiné-Bissau sobre os problemas do dia-a-dia de um país que estava à beira do desmembramento como Estado.
Volvidos 4 anos de uma árdua caminhada, posso dizer que vale a pena continuar a trabalhar neste Projecto.
Guiné-Bissau: CONTRIBUTO nasceu como um projecto pessoal, no entanto, tem-se valorizado pelo CONTRIBUTO de guineenses e amigos da Guiné-Bissau que desde a primeira hora se identificaram com os ideais do Projecto.
Hoje estamos todos mais maduros do que há 4 anos atrás.
Infelizmente, a Guiné-Bissau continua sem conseguir a desejada afirmação e estabilidade necessárias para trilhar os caminhos do desenvolvimento.
Ciente de que é através da educação e formação do Homem guineense que o país poderá conviver com as suas diferenças, ultrapassar os seus complexos e vencer as suas crises, deve-se continuar a desenvolver mecanismos de sensibilização no sentido de educar e formar o povo guineense.
O Projecto CONTRIBUTO vai continuar a desenvolver esforços nesse sentido, sendo que de uma forma mais abrangente e melhor estruturada do que até aqui, pois ultrapassou todas as barreiras de um Projecto de natureza pessoal, transformando-se num Projecto de interesse colectivo, ou seja de interesse das comunidades guineenses não só na diáspora, como também no próprio país e igualmente, com respeito aos amigos da Guiné-Bissau.
Por isso e porque temos muito trabalho pela frente, decidi avançar com a institucionalização deste Projecto, transformando-o numa Associação, como forma de :
1- Conquistar uma maior legitimidade no relacionamento institucional que se impõe para um Projecto desta natureza, de forma a ser visto como um movimento de pessoas e não de 1 pessoa, permitindo parcerias institucionais estratégicas que só a institucionalização permite desenvolver.
2- Dar oportunidade a mais pessoas que se identificam com o Projecto, de contribuírem activa e eficazmente na defesa de causas nacionais.
3- Garantir a continuidade deste trabalho iniciado em 2003 quer eu esteja ou não, presente, pois, muito caminho já foi desbravado e é preciso continuarmos a avançar a bem da Guiné-Bissau.
O Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO será uma Associação cívica de guineenses e amigos da Guiné-Bissau, sem fins lucrativos e dedicada às causas da cidadania, ainda que, num contexto global incida numa definição de reivindicação política e de defesa das estruturas sociais e do próprio Estado, a bem da Guiné-Bissau e dos guineenses!
Não será, no entanto, um Partido Político, pois como sempre disse, o meu Partido é a Guiné-Bissau!
Estou a dar os primeiros passos para a criação da Associação Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.
Desde já quero informar que aceito opiniões e sugestões para uma melhor avaliação e definição desta nova etapa.
Também estão abertas as portas do associativismo para todos os que, identificando-se com o Projecto até aqui desenvolvido, queiram ser sócios da Associação.
Aguardarei pelas sugestões pois quantas mais cabeças, mais opiniões!
Vamos continuar a trabalhar!
Contributo : O projecto
O projecto CONTRIBUTO nasceu a 10 de Maio de 2003, motivado pela ameaça do “desaparecimento” da Guiné-Bissau como Estado, durante a presidência de Kumba Yalá. Foram muitos os momentos de reflexão e ponderação, por forma a encontrar uma via para dar o meu contributo como guineense, na tentativa de se inverter a situação. Optei por exteriorizar as minhas reflexões, escrevendo artigos sobre a Guiné-Bissau, tentando assim, passar mensagens de sensibilização pela causa guineense, não só para os guineenses, mas também para o Mundo. CONTRIBUTO é um projecto de orientação pessoal, de carácter reflectivo, não informativo, apartidário e sem fins lucrativos. É um projecto que visa incutir e desenvolver o espírito de reflexão e debate de ideias na Guiné-Bissau e nos guineenses. “ A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...” Ler, Reflectir, Transmitir...Esta é a mensagem! Fernando casimiro(didinho) 15.05.2004
|