FOTOGRAFIAS DE AMILCAR CABRAL
Clique nas imagens para ampliá-las
" Sou um simples africano que quis saldar a sua dívida para com o seu povo e viver a sua época."
" Se alguém me há de fazer mal, é quem está aqui entre nós. Ninguém mais pode estragar o PAIGC, só nós próprios. "
"Nós queremos que tudo quanto conquistarmos nesta luta pertença ao nosso povo e temos que fazer o máximo para criar uma tal organização que mesmo que alguns de nós queiram desviar as conquistas da luta para os seus interesses, o nosso povo não deixe. Isso é muito importante."
" Nós baseamos a nossa luta nas realidades concretas do nosso país. Apreciamos as experiências e as conquistas de outros povos, e estudamo-las. Mas a revolução ou a luta de libertação nacional, é como um vestido que deve ser moldado para cada corpo. Evidentemente, há certas leis gerais e universais, mesmo leis científicas, para quaisquer condições, mas a libertação tem de ser levada a cabo de acordo com as condições específicas de cada país "
" Ter ideologia não significa necessariamente que se tenha que definir se se é comunista, socialista ou qualquer coisa assim. Ter ideologia é saber o que se quer em determinadas condições próprias. Nós queremos que o nosso povo não seja mais explorado. O nosso desejo de desenvolver o nosso país com justiça social e com o poder nas mãos do povo, é a nossa base ideológica. "
" Nós queremos no nosso país isto: Que não haja mais exploração do nosso povo nem por brancos nem por pretos. Nós não queremos nenhuma forma de exploração. É desta maneira que nós educamos o nosso povo - as massas, os quadros, os militantes - é assim. Para isso, estamos a tomar pouco a pouco todas as medidas necessárias para evitar a exploração. Como? Damos ao nosso povo todas as possibilidades para participar cada dia mais activamente na direcção da sua própria vida."
" Nós queremos democracia, paz, progresso e justiça, justiça social no nosso país. Naturalmente nós não podemos conseguir isso em dois dias, ou em três dias. Nós temos que ir passo a passo, rumo a este objectivo."
"Quanto mais politizadas forem as nossas Forças Armadas, maior é a certeza na segurança da nossa terra e na vitória da nossa luta".