Honra e Glória aos nossos Heróis Nacionais

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

20.01.2006

12/09/1924   -   20/01/1973

Cabral

 Meu Camarada

Quando soubermos valorizar a tua dedicação, o teu sacrifício e o legado que nos deixaste, estaremos à altura de caminharmos com os nossos próprios pés...

Eterna Saudade

Eterna gratidão

Eterna Referência

" Se alguém me há de fazer mal, é quem está aqui entre nós. Ninguém mais pode estragar o PAIGC, só nós próprios. " Amilcar Cabral

 

Irmãos

Foi há 33 anos que Amilcar Cabral foi barbaramente assassinado em Conacri.

Este dia é assinalado como o dia dos Heróis Nacionais, não só para recordarmos a data com referência a Cabral, mas também, para prestarmos homenagem aos nossos Heróis Nacionais e ao Combatente Desconhecido!

Fizemos uma luta ímpar, criando estruturas eficientes para uma realidade complexa principalmente no capítulo socio-cultural.

Cabral juntou 2 realidades (Guineense e Cabo-verdiana) e, independentemente da caracterização das suas populações, traçou objectivos concretos por fases/etapas de luta, demonstrando ser um estratega de visão avançada para a sua época.

Na sua convicção em restituir a dignidade e a afirmação do Homem Africano e por conseguinte, reabilitar o orgulho ferido vivido por gerações dos nossos antepassados perante o colonialismo, criou e desenvolveu mecanismos de luta que culminaram com as independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

Tal como Cabral, muitos homens e mulheres deram as suas vidas para que hoje fossemos nós a decidir os destinos dos nossos países.

Independentemente da actual conjuntura de contradição no caso concreto da Guiné-Bissau, a luta de libertação nacional valeu a pena!

Devemos tomar como exemplo e referência todos quantos deram suas vidas pela causa nacional, prestando-lhes merecida homenagem num compromisso de fidelidade aos princípios e ideais por que lutaram.

 

 

Mausoléu de Amilcar Cabral - Quartel da Amura em Bissau

Mausoléu de Amilcar Cabral - Quartel da Amura em Bissau                             

Volkswagen que Cabral conduziu até à sua residência em Conacri,  onde foi assassinado.

www.didinho.org