O NOSSO ELEFANTE Finalmente a prova em imagem da presença do elefante na zona de Balana, Parque Nacional de Catanhez. Aissa REGALLA Coord. Seguimento das Espécies e dos Habitats Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP)
Fernando Casimiro (Didinho) 22.05.2014 Aí está, de volta, o nosso elefante! Não é segredo para ninguém, que abundavam elefantes nas matas da Guiné, dita portuguesa, antes da luta armada de libertação nacional. Fugiram da guerra, porquanto terem-se apercebido do perigo a que estavam expostos, a exemplo de muitos milhares de filhos da Guiné-Bissau que abandonaram a terra que os viu nascer um dia, cada um com as suas razões é certo, mas acima de tudo, por questões de sobrevivência a vários níveis... Quando recebi, hoje, a imagem do nosso elefante, uma imagem tão significativa, tão expressiva, confirmando o regresso dos elefantes guineenses ou dos seus descendentes, tive de imediato a vibrante sensação de estar perante o prenúncio do regresso dos filhos da Guiné-Bissau espalhados pelo mundo fora, bem assim, dos seus descendentes, não importa quando ou como, à nossa terra, às nossas origens... Fiquemos todos atentos, sejamos todos responsáveis pela preservação das nossas espécies protegidas, quer do espaço terrestre, quer marítimo, e consequentemente, das nossas florestas e dos nossos mares. Desde já um reconhecimento profundo ao IBAP por tudo quanto tem feito, com enormes dificuldades, mas com grandes resultados, a bem da Biodiversidade e das Áreas Protegidas na Guiné-Bissau!
Lamento que o site http://www.ibap-gb.org/ não esteja acessível nesta altura, mas assim que voltar a estar, será de novo, um grande pólo de atracção virtual, com tantos conteúdos de valor incomensurável, entre estudos e recolha de imagens que nos fazem orgulhar do país que temos e do povo que somos!
Outro agradecimento, não menos importante, à ONG TINIGUENA http://www.tiniguena.org/, cuja Missão a bem da nossa terra e do nosso povo, chega a ultrapassar a responsabilidade governativa... Tal como os nossos elefantes, anôs tudu, fidjos di Guiné ou fidjos di fidjos di Guiné, un dia nô na riba nô terra....
A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS
INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES!
Didinho
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR! Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
|