INTER-RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO E CULTURA:
OS ACORDOS INTERPESSOAIS EM BIJAGÓ
Trabalho apresentado como parte das exigências para a obtenção
dos créditos do curso de Bacharelado em Língua Portuguesa, pela Faculdade de
Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
Orientadora: Dra. Cristina Magro
Belo Horizonte
Faculdade de Letras - UFMG
2004
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................................................01
I. Quem são os
bijagós?............................................................................02
II. A
religiosidade bijagó e um lugar para todos os espíritos......................06
III. A solidariedade bijagó na produção agrícola e de bens de consumo....08
IV. Os bijagós: um grupo social de referência na
Guiné-Bissau..................12
V. O cumpudê e
a ética: gentileza e respeito pelo outro............................20
VI. A lisura e a lealdade dos bijagós............................................................25
VII. O sim
transfigurado................................................................................30
Conclusão...............................................................................................................
INTRODUÇÃO
A partir de uma perspectiva da lingüística antropológica, vou tratar de
descrever fórmulas lingüísticas e culturais que sustentam os acordos
interpessoais na sociedade bijagó da ilha de Uno (ver Apêndice I, fig. 2 e 3).
Fará parte do trabalho uma descrição de aspectos da cultura e da estrutura
social desse grupo, visando a contribuir para a compreensão introspectiva dos
elementos constitutivos das interações sociais entre os bijagó, isto é, dos
fatores relativos à cultura enquanto produto social do ser humano e do ser
humano e suas relações como seres e fenômenos históricos que se constituem nas
interações numa sociedade.
Pretendo trazer à discussão a dialética "Sim transfigurado, e a lealdade e
lisura dos bijagós". A etnia bijagó é um dos paradigmas nacionais de ética e de
relações humanas frente à sociedade guineense como um todo. Finalmente,
mostrarei que, através da relação do jogo lingüístico e ético, é que se operam
as interações e os acordos interpessoais na tradição cultural e lingüística da
sociedade dos bijagós.
Para tanto, no item I irei apresentar alguns aspectos que identificam, de modo
geral, a etnia bijagó; no item II serão vistas algumas práticas religiosas dessa
etnia; o item III mostrará que a solidariedade se faz presente na produção
agrícola e de bens de consumo; o item IV pontuará certos aspectos que fazem do
grupo social bijagó se tornar uma das etnias de referência nacional na
Guiné-Bissau; o item V ajudará na compreensão sobre o processo de construção de
identidade, caráter e ética na cultura dessa etnia, descrevendo o que representa
o cumpudê; no item VI será abordada a questão da lisura e a da lealdade como
prática entre os bijagós; e por fim, no Item VII serão apresentadas algumas das
fórmulas lingüísticas através das quais é possível identificar um sim
transfigurado.
Portanto, o trabalho possibilitará ao leitor que conhece parcialmente ou
desconhece totalmente as formas e /ou figuras de linguagens do grupo a ser
estudado o acesso a aspectos da cultura, cognição e linguagem daquele povo.
Constam dos apêndices mapas do continente africano, da Guiné-Bissau e algumas
fotos,extra´das do livro Guiné-Bissau:aspectos davida de um povo, da autoria de
Eva Kipp. Essas servirão de explicação visual de algumas práticas cultuais do
Arquipélago dos Bijagós.