REVOLTA 

 

Cadija Mané *

cadija.mane@gmail.com

18.04.2011

Cadija ManéNão acordei agora e nem adormecida estava. Reclamei várias vezes e discuti algumas, mas a minha voz e de muitas outras vozes não se faz ouvir, não ecoa para além fronteiras.

Desculpem-me leitores e comentadores do www.didinho.org , mas a analise que faço da nossa África de onde veio a Eva, segundo os cientistas, tem dois atributos: burrice e ganância, ser burro aqui não significa que não se tenha inteligência ou clareza, mas quando ser-se ganancioso proíbe-nos pensar o bem, tornamo-nos burros. Não vejo outro termo. Só a burrice pode justificar o mal que fazemos a nós mesmos enquanto pessoas, cidadãos, país e continente. Só a burrice dos nossos lideres faz com que passemos fome, sejamos um continente onde tudo de mal e mau, está como que enraizado, temos fome, doença, pobreza, mesquinhez, corrupção, guerras e contra partidas que beneficiam mais os de fora do que os de dentro.

O que é que justifica morrerem de fome milhares de pessoas na Somália e Etiópia? O que é que justifica o conflito em Darfur? O que é que justifica morrerem pessoas porque não se quer deixar o poder? O que é que justifica o desenvolvimento do país ficar estagnado por não se querer dizer ou revelar-se verdades escondidas?

O que é que justifica gastar-se milhares de euros e dólares para campanhas de sensibilização e continuamos ainda um continente com alta prevalência de HIV?

O que é que justifica tanta desigualdade humana no Mundo? A burrice e a ganância o justificam.

Iremos sempre lamentar que o mundo é injusto e haverão sempre os mesmos grupos de pessoas confortavelmente bem, cujo os “meios justificam os fins”, há quem lhe chame de “Corporatocracia!

* Socióloga


 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL