Ricardo Pellegrin El Kady
Por: Fernando Casimiro (Didinho)
21.02.2008
Ontem, 20 de Fevereiro, depois do regresso a casa e após mais um dia de trabalho, fiquei a conhecer (através da maravilha que é a Internet), mais um filho ilustre da Guiné-Bissau.
Confesso que nunca tinha ouvido falar de Ricardo Pellegrin El Kady, nem sabia que uma fantástica voz oriunda da Guiné-Bissau e a residir no Canadá desde 1974, tinha conseguido obter o estatuto de artista de ouro, juntamente com a sua companheira Sami, natural do Haiti, eles que venceram em 2000, o prémio de ouro "SONG EXPO Benelux International" realizado na Holanda, entre 1000 participantes de 57 países.
Quando abri a caixa de correio, entre muitas mensagens, estava lá a mensagem do El Kady, que faço questão de partilhar, pois mesmo escrevendo pouco, deixou relatos interessantes (do passado), que ajudarão a muitos que o conheceram e à sua família, nas recordações da vivência de Bolama.
Pude apreciar algumas músicas do dueto El kadySami, através do site da Rádio INDY http://www.radioindy.com/bands/3519/ e também no http://cdbaby.com/cd/elkadysami. Confesso que gostei imenso. Caso tenham disponibilidade, não percam a oportunidade, o convite está feito.
Podem, igualmente, ficar a saber mais sobre El Kady através do site http://www.elkadysami.com/
O que me move nesta "apresentação" do Ricardo Pellegrin El Kady, é o facto de que: por mais longe que estivermos, levarmos os anos que levarmos de ausência, a Guiné, nossa Mãe, está sempre presente em nós! Podemos não regressar... mas pensamos e sonhamos sempre regressar, aliás, a Guiné clama pelo regresso de cada um dos seus filhos. Eu conto regressar e Deus há de me ajudar na concretização desta minha pretensão. Que assim seja para todos os irmãos guineenses que um dia quiserem regressar à Pátria!
Segue a mensagem do El Kady.
Enviada: quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008 20:25
Didinho meu caro compatriota,
Foi mesmo por acaso que eu caí no seu site. E fiquei admiravelmente espantado. Com a sua honestidade e brio criativo assim como do seu engajamento como patriota. Até me perguntei -- será que existe ainda?
Eu deixei a nossa terra com minha família aos 13 anos de idade, expulsos de Bolama, pelo governador da altura -- Peixoto Correia porque como meu pai era proprietário da única farmácia existente nesse lugar, os tugas descobriram que ele fornecia medicamentos na calada da noite aos companheiros do PAIGC para levarem para a ilha em frente -- S. João, bombardeada diante meus olhos de criança dia e noite; noite e dia! Parabéns pelo seu lindo, criativo e extraordinário trabalho. Para ter mais informações sobre mim, visite www.El KadySami.com ou então, radioindy.com/elkadysami
Parabéns ainda e aquele abraço fraterno.
El Kady -- 0rfeus@rogers.com |
COMMUNIQUÉ ***** COMMUNIQUÉ ***** COMMUNIQUÉ
Montréal, septembre 2007
Orfeus records, label canadien de World music, a le grand plaisir d'informer toute la communauté africaine et internationale de la nomination du duo d'auteurs-compositeurs-musiciens et chanteurs El KadySami au titre et statut de "Gold Artist ".
Ce grand prix international il est octroyé par le plus grand poste radio par satellite aux USA -
RadioIndy.com Sa
partenaire, l'auteure, pianiste et chanteuse Sami, est
originaire d'Haiti. visitez les sites: www.elkadysami.com et www.cdbaby.com/elkadysami
Concernant le prix, vous pouvez visiter: www.radioindy.com/elkadysami
|
A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio
COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL VAMOS CONTINUAR A
TRABALHAR!
Projecto
Guiné-Bissau:
CONTRIBUTO