ESCLARECENDO INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS A PROPÓSITO DO FALECIMENTO DO EX-PRESIDENTE KUMBA YALÁ 07.04.2014
Fernando Casimiro (Didinho) 09.04.2014 Enquanto filho comprometido da Guiné-Bissau e cidadão conhecedor das realidades do meu país, com participação activa na produção e partilha de conteúdos de diversas áreas temáticas sobre a História recente da Guiné-Bissau de 2003 a esta parte, sem arrogância e ainda que não seja a "enciclopédia" da Guiné-Bissau, não posso deixar de lamentar que me queiras passar um atestado de incoerência com base num registo de memória do Embaixador português Seixas da Costa sobre o falecido ex-Presidente da Guiné-Bissau, o Dr. Kumba Yalá.
Pelos vistos, se o Dr. Kumba Yalá não
tivesse falecido a 04.04.2014 do Embaixador Seixas da Costa, ninguém saberia
o que se tinha passado nessa reunião de "amigos da Guiné-Bissau" em 2001 ...
Sugiro-te que leias os artigos que se
encontram no espaço Editorial
http://www.didinho.org/editorial.html
Do teu comentário, irmão Leonardo Santos,
fiquei com a ideia de que para ti, deveríamos optar pela lógica do "para
patife, patife e meio", por exemplo, para vincarmos a nossa postura de
"valentes" e "dignos". O Didinho, não pretende, não faz questão de seguir os passos ou de vir a ser pior do que figuras públicas que, consciente ou inconscientemente, cometeram erros graves que prejudicaram a Guiné-Bissau e os guineenses. Não me propus a manipular os meus irmãos, através do Projecto CONTRIBUTO mas sim, a trabalhar com todos eles, visando a mudança de mentalidades bem como a cura espiritual que carecemos, demonstrativa que é, infelizmente, a nossa propensão para o mal, concretamente, para a vingança. Citando Mahatma Gandhi "Olho por olho e o mundo acabará cego", devemos reflectir sobre o mal que nos tem causado a cultura da vingança, da violência e do desrespeito pelo próximo. Como pode o irmão Leonardo Santos contribuir para que a Guiné-Bissau possa vir a ter ESTADISTAS/GOVERNANTES à altura das suas responsabilidades, quando, dos seus ensinamentos, está a semear em canteiros adubados com ódio e espírito de vingança...?! Já levo muitos anos disto e quero, como sempre quis, o melhor para a Guiné-Bissau e para os meus irmãos guineenses! Na minha perspectiva, o melhor não se traduz em vingança, ódio e outros negativismos. Pudera estar equivocado algures no tempo sobre valores, mas jamais estive, equivocado, sobre o valor e o respeito pela vida humana, mesmo depois da morte!
Sim, o Dr. Kumba Yalá, era uma pessoa
capaz... de muita coisa, e neste momento de luto, apraz-me referenciar
apenas os seus méritos e não, o contrário. É verdade que, nas eleições presidenciais até hoje havidas na Guiné-Bissau, Kumba Yalá foi o único "intruso" para além dos candidatos vencedores, apoiados pelo PAIGC! É verdade sim, que, em 2000, não foi o voto étnico que elegeu Kumba Yalá a Presidente da República, nem foi o facto de ser o mal menor. O Dr. Kumba Yalá, a quem não se pode acusar de ser analfabeto, foi, enquanto "pensador lúcido" uma esperança para todos quantos votaram conscientemente nele para o cargo de Presidente da República em 2000. Se foi uma decepção? Sim, não tenho dúvidas e daí a razão, por exemplo, de ter criado o Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO, mas tinha tudo, para "dar certo"! Caro irmão Leonardo Santos, lê, relê, reflecte as vezes que forem necessárias, antes de fazeres insinuações gratuitas a meu respeito!
Obrigado pelo comentário, a meu ver
potenciado por uma má interpretação ao meu texto, porém, promotor de um
debate que será fértil para alguém. Vamos evoluir, melhorando os aspectos
negativos que norteiam a nossa forma de ser e de estar!
A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS
INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES!
Didinho
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR! Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!
VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!
|