ORGULHO GUINEENSE - DR. JOAQUIM SILVA TAVARES INTEGRA A LISTA DOS TOP DOCS 2015

É preciso dizer aos jovens da nossa terra que nada é impossível na vida (não importa se nasceste em Bissau, Pirada, Bafatá, Farim, Bolama ou Catió, "the sky is your limit - o céu é o teu limite". Djoca

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

06.03 2015

Fernando Casimiro (Didinho)Cada conquista de cada guineense, seja em que área/domínio for, que tenha reconhecimento inquestionável, e sirva de inspiração para motivar, sobretudo os nossos jovens, mas também, para destacar e colocar bem alto o nome do nosso país, a Guiné-Bissau, é para mim e creio que para todos os guineenses, motivo de ORGULHO e de SATISFAÇÃO!

Uma vez mais, um dos génios guineenses, o meu génio guineense, que apenas vou tratar por Djoca, tal como ele gosta de ser tratado, volta a estar na lista dos melhores médicos, por especialidade, em Las Vegas, onde reside e trabalha, mas também, nos Estados Unidos, tendo em conta a extensão do reconhecimento na avaliação dos Top Docs 2015

The Best In Critical Care Medicine

Hikmat Dagher

United Critical Care

6040 S. Fort Apache Rd., Suite 100

702-476-4900

chronic obstructive lung disease (COPD), respiratory failure

St. Rose Dominican Hospital-Siena Campus, Sunrise Hospital & Medical Center

Joaquim Tavares

United Critical Care

6040 S. Fort Apache Rd., Suite 100

702-476-4900

chronic obstructive lung disease (COPD), lung cancer

St. Rose Dominican Hospital-Siena Campus

http://vegasseven.com/top-docs-2015/critical-care-medicine/

Lamento muito que um filho da terra como o Djoca, continue a "passar despercebido" pelos sucessivos governos da Guiné-Bissau. Não que tivessem que convidá-lo para cargos de governação, mas para aproveitarem os seus conhecimentos e o seu Estatuto nos Estados Unidos da América, afim de angariar e canalizar apoios para o sector de Saúde na Guiné-Bissau. Infelizmente, é o nosso País que continua a perder, quando por capricho, se tenta ignorar uns (entre eles, génios) e destacar outros...

Dói-me constatar que tantos e excelentes quadros guineenses espalhados um pouco por todo o mundo, continuam a "passar despercebidos" pelas autoridades do nosso País...

Pedi ao Djoca, há momentos, enquanto estava a preparar este trabalho, que nos resumisse a especialidade de Medicina Intensiva, afim de percebermos melhor do que se trata e prontamente recebi o resumo que se segue.

Parabéns Djoca, ilustre fidjo di Guiné!

Top Docs 2015 How It Works - http://vegasseven.com/top-docs-2015/works/

Prof. Dr. Joaquim Silva TavaresMedicina Intensiva
A especialidade de Medicina Intensiva (Critical Care nos Estados Unidos e Intensive Care na Europa) é uma especialidade relativamente nova, embora médicos de várias especialidades médicas e cirúrgicas tenham vindo a praticá-la desde os primórdios da Medicina.

Com as carnificinas da Guerra do Vietnam, um grupo de médicos que participaram nessa guerra, atendendo aos feridos, depois de regressarem aos Estados Unidos, juntaram as cabeças e decidiram trabalhar na criação da especialidade de medicina intensiva (Dr. Bone, Dr. Shoemaker, entre outros).

Desde então, nos Estados unidos, criou-se a subespecialidade de Medicina Intensiva.

Na Europa, têm vindo a trabalhar no sentido de criar um Corpo similar que governe a prática da medicina intensiva e estabeleça regras sobre quem pode ser designado como especialista.

Nos últimos anos a Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos tem vindo a administrar exames para atribuição de diplomas nesta área(fiz a parte 1 no Porto em 2011 e a parte 2 em Bristol e Bath- na Inglaterra em 2012; orgulhosamente me defino como diplomado em Medicina Intensiva em 2 continentes)

Especialistas em medicina intensiva (Intensivistas) cuidam de doentes em estado crítico, em unidades de cuidados intensivos médicos ou cirúrgicos.

Para ser especialista em medicina intensiva, um médico deve completar primeiro uma especialidade de medicina interna, cirurgia, Anestesiologia, ou subespecialidade de Pneumologia, nefrologia, doenças infecciosas.

Um especialista de Medicina Intensiva deve ter capacidade de:

- Tratar de doentes críticos de todas as áreas de medicina e cirurgia;

-  Entubar, manejar ventiladores, fazer traqueotomias, por pacemaker temporário, pôr linhas venosas centrais, linhas arteriais, fazer toracocenteses, pôr chest tubes, etc.

Desafio e encorajo os nossos jovens médicos a considerar esta subespecialidade, porque definitivamente faz muita diferença na sobrevivência dos doentes internados.

Como nunca canso de repetir para os jovens nascidos na Guiné: não importa se nasceste em Bissau, Bolama, Mansoa, Bula, Bafata, Pirada,Catió ou Djiu, o Céu é o limite -The Sky is the Limit

Nunca descansar à sombra dos Louros do passado.

A busca da perfeição só termina depois do último suspiro!


Djoca 06.03.2015

Joaquim Silva Tavares

Tavares_Image

Joaquim Silva Tavares,

MD, FACP, FCCP, FAASM, EDIC

Dr. Tavares was bom in Portuguese Guinea (now Guinea-Bissau). He graduated from the Faculdade de Medicina of the University of Lisbon, Portugal.

Education and Training

Fellowship in Critical Care in the Department of Anesthesiology at Memorial Sloan Kettering Cancer Center and New York Hospital/Cornell University in New York. Pulmonary Fellowship at New York Hospital Queens. Sleep Fellowship: Department of Psychiatry at State University of New York in Stony Brook, New York. One year of lnterventional Pulmonology with Dr. J.F. Turner at the University of Nevada School of Medicine. He is Board Certified in lntemal Medicine, Pulmonary Diseases, Critical Care, and Sleep Medicine. He is also a European Diplomate in Intensive Care since 2011.

Teaching

From 2003 to 2007, while a Teaching Faculty at University of Nevada School of Medicine, Dr Tavares received the Outstanding Community Physician Award (2004), Excellence in Teaching Award (2005), Best Overall Physician Award(2006) and Excellence in Teaching Award (2007).

National Award

Dr Joseph and Rae Brown Award: For significantly advancing Quality Care for Critically Ill and Injured Patients at Local and Regional Level-Presented at the Society of Critical Care Medicine Awards and Grants Presentation in Miami Beach, Florida (2010).

Professional Member Societies:

  • American College of Physicians
  • American College of Chest Physicians
  • American Thoracic Society
  • Society of Critical Care Medicine
  • American Academy of Sleep Medicine
  • American Association for Bronchology and lnterventional Pulmonology
  • European Society of Intensive Care Medicine

Dr. Tavares is married with one son and one daughter. He likes Jogging and Soccer (he was national champion while playing for Sport Bissau and Benfica in Guinea- Bissau and College Champion for the Soccer Team of the School of Medicine in Lisbon, Portugal).

http://www.united-critical-care.com/joaquin-silva-tavares/

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho